sábado, 13 de fevereiro de 2010

O que é o pecado?




Teorias que tentam desculpar, ou diminuir a natureza do pecado:

1-Ateísmo: Ao negar a Deus, nega também o pecado, por que estritamente falando, todo pecado é contra a Deus; e se não há Deus, não há pecado.
2-Determinismo: Afirma que o homem faz o que está escrito no destino, e que ele é simplesmente um escravo das circunstancias. Mas a bíblia afirma que o homem é livre para escolher entre o bem e o mal.
3-Hedonismo: é a teoria que diz que o melhor que existe na vida é o prazer. Tentam desculpar o pecado com:’’ é uma fraqueza inofensiva’’, ‘’fogo da juventude’’, ‘’mania do prazer’’. Diz que o homem deve ceder a tentação por que reprimi-la pode ser prejudicial a saúde.
4-Ciência Cristã: Nega a realidade do pecado. Diz que o pecado é irreal, um erro da mente moral. A bíblia diz que o pecado é uma violação da lei de Deus, como uma verdadeira ofensa que merece castigo real num inferno real.
5-Evolução: Considera o pecado com herança do animalismo primitivo do homem. Como se o homem não tivesse culpa do pecado e este fosse um instinto incontrolável. Mas, ‘’Se a luta egoísta e sangrenta pela existência no reino animal for o método de progresso que trouxe o homem a existência, por que deverá ser um mal que o homem continue nesta rota sangrenta?’’ O homem tem uma natureza física, porém seu ser foi criação de Deus que está sujeita a uma inteligência divinamente iluminada.

O que é PECADO?
a)   Na esfera moral:
I-                  Errar o caminho.
II-              Ser achado em falta ao ser pesado na balança de Deus. ‘’ O pecado é como uma besta feroz pronta para lançar-se sobre quem lhe der ocasião.
b)  Na esfera da verdade:
I-                  As palavras nesta esfera dão ênfase ao elemento do pecado. Os pecadores falam e tratam falsamente. Todo pecado contém o elemento do engano. (Hb 3:13)
c)   Na esfera da sabedoria:
I-                  Os falsos de entendimento são seduzidos pelo pecado e são vítimas dele por não conhecerem as escrituras.


Consequências do Pecado

-Problemas Físicos
-Enfraquecimento espiritual
-Escravidão espiritual
-Afastamento do Espírito Santo
-Vicios

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário