terça-feira, 6 de agosto de 2013

Instabilidade Emocional, como lidar com ela.


A pouco tempo atrás eu achava que ser instável era algo normal e próprio da minha personalidade. mas a verdade é que quanto mais nos aproximamos de Deus, mais parecidos com Ele nós ficamos, e Deus é um ser estável. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Hebreus 13:8).


Segundo o dicionário, instável é o adjetivo relativo à :1)o que não tem estabilidade; que cai facilmente.2) o que muda rapidamente; o que não é constante.

E Neste link encontrei uma boa definição de SER ESTÁVEL: Ser estável é ser sólido e não deixar-se mover facilmente. É ser alguém que não entra em pânico, que não é apressado, precipitado ou ansioso. Estabilidade, no entanto, é diferente de lentidão. Ser lento significa não agir quando há tempo para agir, enquanto ser estável significa permitir que o tempo faça a sua obra. Alguém estável não toma decisões leviana ou descuidadamente, não elogia ou condena facilmente as pessoas. Quando uma situação não está clara para ele, ele pára: não fala nem expressa suas opiniões descuidadamente. Tampouco procede levianamente em questões sérias, incertas ou incompreensíveis. Jean Lucas de Jesus

Sabe, eu observo o quanto os discípulos de Jesus eram instáveis. Pedro por exemplo, dizia que amava Jesus e que jamais o negaria, quando no mesmo dia o negou 3 vezes. Eles eram brutos, ignorantes, muitas vezes preconceituosos, e Jesus não os abandonou por estes motivos. O fato é que Jesus os queriam exatamente assim, mas não os deixariam assim por toda a vida.
Sei que muitos de nós acha que a personalidade nada tem a ver com o fato de ser Cristão, mas a bíblia diz que se nós vivemos no espírito, temos de dar frutos do espírito, e estes são longanimidade, mansidão, auto-controle...
Temos que ordenar nossas emoções para serem estáveis. É um exercício diário, em que diremos as nossas emoções que elas não nos comandam, é "engolir" o choro, segurar a língua, a raiva e o descontrole. Um objetivo diário e um pouco de amor fará com que nós consigamos vencer essa luta.
Se nós dizemos que somos de Cristo e andamos por ai ferindo, caluniando, fofocando e maltratando as pessoas com a maneiras como falamos, certamente ninguém conseguirá enxergar Cristo em nossas vidas.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário